EXPOLUX Tendências na decoração dos ambientes

Atualizado: 12 de Mar de 2019


Conceitos de iluminação e a prática de projetos.Palestra de Daniel Feldman e Esther Stiller (DIA 26/04)

Aproveitando a feira


A Expolux (www.expolux.com.br), aconteceu entre os dias 24 e 27 de abril, em São Paulo e reuniu mais de 400 expositores concentrando tecnologias e tendências do mercado da iluminação.

Cabe dizer que foi surpreendente constatar o desenvolvimento dos produtos apresentados com melhor eficiência energética, segurança, funcionalidade e beleza, assuntos de extrema importância para profissionais que buscam atender a NBR 15.575.


Iluminação para o Varejo. Julio Takano (dia 26/04)

A ABILUX promoveu o SIMPOLED, com a participação de palestrantes conceituados, o que nos deixou muito felizes, afinal tal experiência agregou novas idéias para serem aplicadas por aqui. Aos mestres nosso respeito e agradecimento!




Um bom projeto de decoração precisa de um ótimo projeto de iluminação, pois a forma que percebemos os espaços, as cores e luzes, além de estarem relacionados a capacidade de percepção dos nossos olhos é também resultado do nosso estado emocional, relacionado a nossa cultura e vivência. Os ambientes projetados devem responder ao gosto e identidade das pessoas que vão desfrutar esses espaços.

Criar um espaço funcional e bonito envolve o conhecimento sobre os materiais mais principalmente é resultado do próprio arquivo emocional de quem está buscando a beleza para aquele espaço.

Nesta feira vivenciamos as principais tendências e aplicações de Iluminação para 2018, apresentadas a seguir:

1) O Estilo Industrial e o uso da cor


Uma decoração com estilo industrial valoriza as texturas e materiais simples na sua composição e quando associada a uma iluminação bem dimensionada proporciona um ambiente aconchegante e moderno.

As luminárias de metais esculpidos em formas geométricas,são uma tendência que se renova e podem ser valorizadas com o uso de lâmpadas de diferentes formatos (veja as lampadas em formato de gota!), com o baixo uso da energia.

As Lâmpadas Dimerizadas possibilitam mudar a temperatura de cor impactando em uma questão super importante do projeto que é a influência da cor nos aspectos psicológicos do individuo.

Também a tecnologia Led aplicada em lâmpadas coloridas possibilita a utilização das técnicas de cromoterapia nos espaços com resultados incríveis.


2) Ouro rose


O uso do contraste de cores pode causar uma experiência positiva nas pessoas, quando dosados de forma correta.

O Gold Rose ganha espaço na decoração, em 2018, pois cria pontos focais interessantes deixando os ambientes mais brilhantes, sempre utilizado com uma palheta de cores neutras.

A suave tonalidade é uma alternativa ao tradicional dourado e prateado, pois traz um ar refinado quando aplicado nos pequenos detalhes.


3) Minimalismo moderno e rasgos no gesso


O minimalismo se preocupa em fazer uso de poucos elementos como base de sua expressão. Os produtos caracterizados pela simplicidade e usabilidade, recorrem ao uso de cores neutras e materiais práticos (manutenção e limpeza). Este estilo traz peças elegantes, práticas e otimizadas, que podem ser aplicadas estrategicamente.

Uma decoração orientada pelo uso de peças simples porém com uma iluminação que as valorize são uma tendência assim como a substituição das sancas , pelos rasgos no gesso já são uma possibilidade facilitada pela aplicação das fitas de LED. O resultado seria uma iluminação direta valorizando a criatividade para as propostas de desenhos no teto.




0 visualização

© 2017 por Krictal Arquitetura e Design

 JAG17

Tel: 011-97290-9568

Desenvolvemos soluções de arquitetura, atuando desde os estudos até inauguração.