Dicas sobre algumas espécies que dão vida aos ambientes

Se você gostaria de um cantinho verde, no entanto mora em apartamento e acha difícil administrar o cultivo de plantas, essa matéria foi escrita para você acreditar que tudo é possível desde que muito bem planejado!

O primeiro passo é definir qual a disponibilidade de tempo para os cuidados com as plantas, e qual o tipo de ambiente que elas irão compor, afinal um bom projeto de paisagismo deve também garantir a vida dessas espécies. A seguir elencamos um pequeno roteiro de reflexões antes de começar.

Nessa imagem possui 9 fatores importantes que devem ser considerados no projeto de paisagismo. As perguntas entorno de cada tema devem envolver o custo, o tempo e sua importância para garantir a sobrevivência desse jardim.


1) Tipo de planta; 2- Capacidade de manutenção; 3- Exigência de clima e luminosidade; 4- Exigência de irrigação e drenagem; 5- Exigência de matéria orgânica; 6- Tipo de raiz; 7- Porte; 8- Ciclo de vida. 9-Localização

Fazendo o verde sobreviver

Algumas espécies são resistentes e exigem poucas regas e um sistema de nutrição esporádicos, no entanto é importante observar a quantidade de luz ideal para a espécie escolhida assim como qual o tipo de solo preferido para suprir a demandas especificas tanto épocas de floração quanto de descanso.

Um banheiro com plantas, por exemplo, é possível desde que sejam escolhidas espécies que apreciam a umidade, entre estas destacamos algumas tropicais como a Costela de Adão, a Avenca e a Aglaonema.


Neste projeto de banheiro escolhemos a jiboia visto seu fácil cultivo e resistência além da variedade de cores o formato de suas folhas derem um charme a mais ao banheiro no estilo escandinavo.



Composições e soluções


Espécie, tipo de solo, quantidade de água, quantidade de luz, necessidade de nutrientes, são muitas as questões que envolvem a saúde das plantas, por exemplo sabemos que algumas espécies de plantas se desenvolvem melhor em vasos de plástico do que em vasos de cerâmica, seja devido a influência da temperatura ou conservação da umidade.

O desenvolvimento das raízes e ressacamento do solo devem ser observados afinal algumas espécies exigem a troca e redimensionamento dos vasos quando apresenta determinados sintomas, como a fragilidade do caule, diminuição ou amarelamento das folhagens. A observação das espécies e seu desenvolvimento ainda é o melhor aliado para propor soluções as diversas doenças que podem ocorrer.




Os diferentes tamanhos, cores e texturas de vasos, além de comporem uma mistura interessante de acordo com o estilo também influenciará na qualidade de desenvolvimento da espécie.

É importante conhecer o estilo do seu ambiente e utilizar a textura das plantas de forma a intensificar a percepção da sua mensagem.

No próximo post destacaremos alguns projetos realizados e como as características das plantas valorizaram o design escolhido.




7 visualizações

© 2017 por Krictal Arquitetura e Design

 JAG17

Tel: 011-97290-9568

Desenvolvemos soluções de arquitetura, atuando desde os estudos até inauguração.